Francisco Santana

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cearense. Moro no Lins de Vasconcelos, uma favela próximo ao Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro. Sou espiritualista, apolítico. Trabalho na area alimentícia e atuo no setor de confeitaria.

Pesquise

Google Website Translator Gadget

O Blog

Quando decidi criar esse Blog, não tive a intenção de plagiar informações ou promover qualquer pirataria.
Viso somente expandir o conhecimento, reunindo em um só local todo o adquirido através de Amigos online...
Fiz desse Blog um diário virtual. Aqui posto assuntos de meu interesse. Eu o uso para agregar vídeos, músicas, e notícias que as considero úteis. Nele estão fotos e fatos de minha vida. Divido o com os visitantes, porque foi criado como espaço...

sábado, 16 de julho de 2011

Pedro I do Brasil


Dom Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (Queluz, 12 de outubro de 1798-Queluz, 24 de setembro de 1834) foi o primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, de 12 de outubro de 1822 a 7 de abril  de 1831, rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de abril e 2 de maio de 1826), como D. Pedro IV.

Em Portugal é conhecido com O Rei Soldado, por combater o irmão D. Miguel na guerra civil de 1832-1834 ou O Rei-Imperador. São também conhecidos, de ambos os lados do Oceano Atlântico, como O Libertador-do Brasil do domínio português e libertador de Portugal do governo absolutista.

D. Pedro I abdicou de ambas as coroas:
Da de Portugal para a filha Dona Maria do Gloria e da do Brasil para seu filho D. Pedro II. D. Pedro I era 4º filho (2º sexo masculino) do rei D.João IV e de sua mulher, Carlota Joaquina de Bourbon, princesa de Espanha, primogênita do rei espanhol Carlos IV da Espanha. Tornou se herdeiro depois da morte do seu irmão mais velho, Francisco (1795-1801).

Dom (na feminina Dona) (latim = senhor, dono, mestre, proprietário, chefe) é uma forma de tratamento concedida a reis, príncipes e nobres portugueses e brasileiros; a bispos católicos, a abades e aos beneditinos, sempre seguido do prenome. [1] No caso de nobres, é transmitida apenas pela descendência varonil direta, a não ser quando a mãe seja chefe da casa real.

Quando aplicado a portadores de título nobiliárquico, é usado Dom. como abreviatura. A forma por extenso é utilizado para pessoas sem título nobiliárquico,[carece de fontes] Exemplos: D. Maria II de Portugal, D. Pedro II do Brasil e Dom Joaquim.

Não obstante a origem restrita do tratamento de reverência usado para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.[2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...