(Thymus species) |
O tomilho é um pequeno arbusto, rígido, bem verde e cheio de peqeunas e aromáticas folhas, usada pelos índios até a bacia mediterrânea. Cresce em campos selvagens no calor e em solor áridos e inclinados, típicos das suas regiões nativas, onde é infinitamente mais perfumado e saboroso do que quando plantado em regiões de clima mais frio.
O sabor do tomilho selvagem tende a ser mais amadeirado e complexo.
Variedades cultivadas possuem caules mais macios e formas mais arredondadas; existem centenas delas, cada uma com um aroma sutilmente diferente. As variedades misturam-se facilmente.
Partes usadas:
Folhas e galhos; flores para preparar sachês com combinações com outras ervas.
Como comprar e armazenar:
Existem diversas variedades de tomilho sendo vendidas nos mercados e feiras, mas certifique-se de que elas exalem um bom aroma quando esfregar os dedos nas folhas ou ramos. O tomilho comum e o tomilho limão (D-E-L-I-C-I-O-S-O, descobri outro dia desses) são normalmente os mais fáceis de se encontrar.
As folhas frescas se mantém por cerca de uma semana quando guardadas já lavadas em um pote fechado forrado com papel toalha na geladeira (não precisa ser na parte mais fria da geladeira)
O tomilho desidratado se mantém perfumado por cerca de 3 a 4 meses. Guarde em local seco e arejado.
Usos culinários:
O tomilho é absolutamente fundamental no preparo do caldo de carne caseiro. Ele é essencial tanto nas cozinhas orientais ocmo ocidentais. Ao contrário da maioria das outras ervas, o tomilho aceita longos e lentos cozimentos sem amargar o sabor (jamais cozinhe longamente com manjericão ou hortelã, por exemplo, o resultado é horrível).
Usado com moderação ele ressalta o sabor de outras ervas, sem no entando deixá-las exageradamente fortes. Vai bem em caldos, sopas e ensopados e combina muito bem com cebolas, cerveja ou vinho tinto.
O tomilho tornou-se indispensável em receitas francesas – é quase uma unanimidade! Também é muitíssimo utilizado na culinária espanhola, mexicana e em algumas regiões latino-americanas, onde é muito usado em combinação com pimentas.
É extensamente utilizado para temperar petês e terrines, caldos de legumes, molhos à base de tomate e vinho e marinadas para carne de porco e outras carnes selvagens.
Moido, salpique:
1/2 a 1/4 colher (chá) em 3 xícaras de sopa em ostras.
1/2 a 1/4 colher (chá) para pernil de 1,8 kg use sozinho ou com sálvia e alecrim.
1/4 a 1/2 colher (chá) em mistura para biscoito ou receita para 12 biscoitos.
1/4 a 1 colher (chá) em 6 xícaras de molho para churrasco.
Folhas
1/4 a 1/2 colher (chá) para 1/2 kg de fígado.
Salpique 1/4 colher (chá) em 2 xícaras de repolho de bruxelas ou feijão verde.
1/4 a 1/2 colher (chá) para 700g de bife.
1/4 a 1/2 colher (chá) para 2 1/2 kg de galinha para assdo .
Acesse o Link "Credito de Informação"
Nenhum comentário:
Postar um comentário