Francisco Santana

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cearense. Moro no Lins de Vasconcelos, uma favela próximo ao Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro. Sou espiritualista, apolítico. Trabalho na area alimentícia e atuo no setor de confeitaria.

Pesquise

Google Website Translator Gadget

O Blog

Quando decidi criar esse Blog, não tive a intenção de plagiar informações ou promover qualquer pirataria.
Viso somente expandir o conhecimento, reunindo em um só local todo o adquirido através de Amigos online...
Fiz desse Blog um diário virtual. Aqui posto assuntos de meu interesse. Eu o uso para agregar vídeos, músicas, e notícias que as considero úteis. Nele estão fotos e fatos de minha vida. Divido o com os visitantes, porque foi criado como espaço...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nas Montanhas dos Gorilas


Ficha Técnica
Nas Montanhas dos Gorilas
Título Original: Gorillas in the mist
País/Ano de produção: EUA, 1988
Duração/Gênero: 129 min., Drama
Direção de Michael Apted
Roteiro de Anna Hamilton Phelan
Elenco: Sigourney Weaver, Bryan Brown, Julie Harris,
John Omirah Miluwi, Iain Cuthbertson,
Constantin Alexandrov, Waigwa Wachira, Iain Glenn.
Mulher-com-semblante-preocupado-de-costas-para-soldado-e-gorila-sendo-atacado-por-humanos
O doutor Louis Leakey precisava de um voluntário para realizar importante trabalho de pesquisa pelo período de seis meses em montanhas africanas. Esse projeto se relacionava ao estudo dos hábitos dos grandes primatas, os gorilas. Estávamos na segunda metade dos anos 1960 e, definitivamente não era fácil naquele tempo conseguir um auxílio tão prestimoso e especializado, mesmo nos Estados Unidos.
Depois de enviar algumas cartas se candidatando a vaga, Dian Fossey (Sigourney Weaver) resolveu conseguir o encargo indo pessoalmente atrás de Leakey. Encontrou com o antropólogo logo depois de uma de suas disputadas palestras e, em virtude de sua grande insistência, acabou conseguindo a vaga.
Embarcou em um avião algum tempo depois e foi ao encontro de Leakey na expectativa de realizarem o trabalho conjuntamente nas florestas da África. Foi surpreendida pelo fato do antropólogo recepcioná-la, orientá-la quanto aos trabalhos, auxiliá-la no que se referia aos documentos e aos nativos com os quais iria trabalhar e, depois de tudo isso, deixar-lhe para que executasse as pesquisas por sua própria conta e risco.
Isso parecia ser mais uma provocação e um desafio do renomado doutor. Dian Fossey se mostrou forte e encarou o desafio. Entrou no meio da selva carregando alguns livros sobre o assunto e tendo ao seu lado apenas alguns ajudantes, entre os quais o fiel Sembagare que a acompanhou durante toda a sua trajetória de trabalhos.
Seu primeiro encontro com os gorilas não podia ser mais desafiador. Apesar de saber que não deveriam correr se fossem atacados pelos primatas, Dian e Sembagare não resistiram e bateram em retirada. O resultado foram tombos e escoriações, felizmente nenhum osso quebrado.
A seqüência dos trabalhos foi aos poucos consolidando as idéias que referenciavam inicialmente sua pesquisa. A aproximação da pesquisadora com os símios se deu de forma gradual, consolidando as relações entre Fossey e os grupamentos em extinção, constantemente ameaçados pelos caçadores que buscavam as cabeças dos gorilas para enfeitar suas salas e as mãos desses animais para transformar em portentosos cinzeiros.
“As Montanhas dos Gorilas” nos coloca em contato com as experiências de Fossey e sua relação mais que especial com os primatas. Inovadora e valente, Dian enfrentou a solidão, a distância da família e do país de origem, os caçadores de gorilas, a corrupção das autoridades e acabou ocasionando o surgimento de um trabalho importantíssimo para a compreensão desses animais e, principalmente, para a proteção desses símios em reservas ambientais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...