Francisco Santana

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cearense. Moro no Lins de Vasconcelos, uma favela próximo ao Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro. Sou espiritualista, apolítico. Trabalho na area alimentícia e atuo no setor de confeitaria.

Pesquise

Google Website Translator Gadget

O Blog

Quando decidi criar esse Blog, não tive a intenção de plagiar informações ou promover qualquer pirataria.
Viso somente expandir o conhecimento, reunindo em um só local todo o adquirido através de Amigos online...
Fiz desse Blog um diário virtual. Aqui posto assuntos de meu interesse. Eu o uso para agregar vídeos, músicas, e notícias que as considero úteis. Nele estão fotos e fatos de minha vida. Divido o com os visitantes, porque foi criado como espaço...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Alguns exemplos de malware:



vírus:
um programa que pode copiar a si mesmo e infectar um computador.
worm:
um programa de malware que também pode copiar a si mesmo e usar uma rede computacional para enviar cópias de si mesmo a outros computadores dessa rede.
spyware:
um malware que coleta pequenas informações sobre um usuário sem seu conhecimento.
adware:
um pacote de programas que reproduz, exibe ou faz o download automático de anúncios para um computador.
Cavalo de troia:
um programa destrutivo que se esconde como um aplicativo. O software inicialmente parece realizar uma função desejável para o usuário antes da instalação, mas rouba informações ou danifica o sistema.
Veja algumas etapas simples que podem ajudar a proteger você do malware:
  1. Atualize seu sistema operacional e seus softwares. Se possível, ative as atualizações automáticas. Verifique com frequência a presença de atualizações para softwares que não oferecem o recurso de atualização automática.
  2. Fique sempre de olho no que você clica e baixa. Ao clicar em links desconhecidos, você pode expor seu computador a programas e sites maliciosos. Este software normalmente contém programas que analisam seu computador ou rastreiam quais teclas você digita, incluindo suas senhas. Para se manter protegido, faça download somente a partir de fontes conhecidas. Quando estiver em dúvida, use links confiáveis para acessar sites importantes.
  3. Tenha cuidado ao acessar sites desconhecidos. Quando não tiver certeza, saia do site e pesquise sobre o software que está solicitando instalação. Por vezes, um malware pode impedir que você deixe a página, por exemplo, abrindo repetidamente uma solicitação de download. Se isso acontecer, use o gerenciador de tarefas do computador para fechar o navegador.
  4. Não confie em nada que venha em um e-mail com aparência suspeita. Mesmo os e-mails de pessoas que você conhece podem conter links ou anexos de malware, caso suas contas tenham sido invadidas. Tenha cuidado ao clicar em links em um e-mail. É melhor visitar sites inserindo o endereço diretamente no navegador.
  5. Não abra arquivos de tipos desconhecidos e nem atenda a solicitações ou avisos que não sejam familiares.
  6. Alguns programas reúnem malware ou outros programas de Internet enganosos como parte do processo de instalação. Ao instalar algum software, preste muita atenção às caixas de mensagens e verifique as letras miúdas. Também é bom pesquisar sobre o software antes de iniciar o processo de instalação. Se desconfiar que o software é perigoso, interrompa a instalação imediatamente.
  7. Sem que você ou eles saibam, um amigo, familiar ou colega de trabalho pode dar a você um cartão de memória ou outro dispositivo de armazenamento contendo um arquivo infectado. Teste o dispositivo com um programa antivírus antes de abrir os arquivos.
  8. Não confie em janelas pop-up que solicitam o download de um software. Com frequência esses pop-ups farão você acreditar que seu computador foi infectado e solicitarão que você faça o download de um software para ficar seguro. Feche a janela e não clique na janela de pop-up.
  9. Tenha cuidado com o compartilhamento de arquivos. Muitos desses sites têm políticas ineficazes em relação a malware. Portanto, se você fizer algum download a partir desses sites, faça-o com cuidado. O malware pode se disfarçar como um filme, álbum ou programa popular.
  10. Instale as atualizações dos navegadores imediatamente ou escolha um navegador como o Chrome, que faz atualizações de forma automática. Diversos navegadores avisarão caso você tente acessar um site suspeito de conter malware. O Google oferece uma API de navegação segura que é usada pelo Firefox, Safari e Chrome. Analisamos milhões de páginas da web diariamente e a cada ano encontramos centenas de milhares de páginas com malware. Estas são adicionadas à lista negra na API de navegação segura, que protege, assim, os usuários dessas essas páginas.
  11. Fique atento, pois o malware se apresenta também na forma de add-ons para o navegador. Instale somente as extensões em que você confia.
  12. Remova o malware assim que puder. Uma forma de limpeza do computador é a reinstalação do sistema operacional. Há diversos programas que podem ajudar.

Remoção de malware

Verifique o computador com pelo menos um (ou alguns) produtos antivírus de alta qualidade. Não temos qualquer relação com as empresas abaixo. Portanto, não podemos comentar sobre a eficiência de seus programas, mas geralmente eles fazem diferença, sobretudo suas versões mais atuais. Você também pode usar o site av-comparatives.org para encontrar outros programas antivírus e analisar resultados de testes.
É bom saber que há algumas maneiras simples de se proteger do malware. Leia o próximo tópico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...