Francisco Santana

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cearense. Moro no Lins de Vasconcelos, uma favela próximo ao Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro. Sou espiritualista, apolítico. Trabalho na area alimentícia e atuo no setor de confeitaria.

Pesquise

Google Website Translator Gadget

O Blog

Quando decidi criar esse Blog, não tive a intenção de plagiar informações ou promover qualquer pirataria.
Viso somente expandir o conhecimento, reunindo em um só local todo o adquirido através de Amigos online...
Fiz desse Blog um diário virtual. Aqui posto assuntos de meu interesse. Eu o uso para agregar vídeos, músicas, e notícias que as considero úteis. Nele estão fotos e fatos de minha vida. Divido o com os visitantes, porque foi criado como espaço...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Favela da Cachoeirinha-RJ

Certa vez ví na televisão, o depoimento de um menino, morador da zona sul carioca,sobre a curiosidade de conhecer uma favela, seus costumes. sua gente. Essa curiosidade segundo ele, surgiu apartir de um programa de video game criado na Inglaterra baseado nos morros cariocas.E consiste desde roubar uma galinha, até matar um morador.
O que para esse menino, parece distante realidade, para mim é a propria. É pura, crua. E todo dia se desembainha, dura morro abaixo, quando abro a minha janela manhã após manhã.
Moradores descem as escadas.circulam pelas vielas é uma massa enorme. Um grande vai e vem. Crianças, adultos, cães, lixo. Tem muita coisa. Falta muita coisa.Dignidade. Direito. Os deveres. O terceiro ainda muito longe. Falta o conhecimento e o empenho proprio.Falta conheimento e o engajamento político e social.A política, essa devia partir de cada morador, mas sobe as escadarias de dois em dois anos e as promessas são impossíveis. E daí continuamos dia a dia. A população pobre.Pobre e sem dinheiro. Guiada ora por raiva, ora por falta de ética pessoal. E essa ignorância torna cada morador marionete, da televisão, do jornal. E a pobreza segue. E as igrejas chegam. E rotulam. E nós ovelhinhas seguimos obdientes, esperando o momento da próxima tosa. Alheios. Cegos e surdos. Inertes na preguiça social. Só vemos o que nos é interessante, ou nos beneficia Saúde e segurança precárias, mas a burrice política impede de cobrar, pois a maioria sequer sabe o nome do governador ou do prefeito, mas afinal de contas eu também sou igual , baixo a cabeça e sigo a adiante para onde eu também não sei...

Franisocfsantana

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...