Francisco Santana

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cearense. Moro no Lins de Vasconcelos, uma favela próximo ao Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro. Sou espiritualista, apolítico. Trabalho na area alimentícia e atuo no setor de confeitaria.

Pesquise

Google Website Translator Gadget

O Blog

Quando decidi criar esse Blog, não tive a intenção de plagiar informações ou promover qualquer pirataria.
Viso somente expandir o conhecimento, reunindo em um só local todo o adquirido através de Amigos online...
Fiz desse Blog um diário virtual. Aqui posto assuntos de meu interesse. Eu o uso para agregar vídeos, músicas, e notícias que as considero úteis. Nele estão fotos e fatos de minha vida. Divido o com os visitantes, porque foi criado como espaço...

sábado, 30 de junho de 2012


GloboRadio - Bossa Nova FM

GloboRadio - Bossa Nova FM

Enc: [via irmaosdeluz] Enc: Os efeitos do álcool na sociedade e no Espírito imortal


O álcool, do árabe al-kuhl (essência) é uma das drogas mais antigas da Humanidade. Inicialmente se acreditava que teria surgido em 6000 a.C., no Egito, onde foram encontradas ruínas de uma fábrica de cerveja. Porém, recentemente, pesquisadores descobriram vestígios de uva apodrecida em locais habitados por homens pré-históricos, a qual tinha em torno de 5% de teor alcoólico, demonstrando que o seu consumo é ancestral. No início, a utilização de bebidas alcoólicas pelas sociedades estava muito ligada à prática religiosa, pois acreditava-se que elas facilitavam o contato com os deuses. Ainda hoje, de forma diferenciada, o álcool serve de símbolo para muitas religiões. Outro sentido para o uso de alcoólicos era a sua utilização tanto como dissipador de preocupações e dor quanto como elemento abortivo.
Com a Revolução Industrial, foram desenvolvidas bebidas destiladas como o uísque (usquebaugh – água da vida), as quais possuem um teor extremamente alto, gerando inúmeros malefícios ao corpo humano.
Acompanhando a Revolução Industrial, as bebidas fermentadas também passaram a conter um grau etílico maior, aumentando o número de dependentes em álcool.
O alcoolismo decorre do uso prolongado, geralmente entre 20 e 25 anos, de substâncias alcoólicas.Nesta fase, o hábito de consumir a bebida já está relacionado ao ritmo de vida do indivíduo, sendo muito difícil convencê-lo a parar de ingeri-la.
HISTÓRICO DE UM ALCOOLISTA
EVENTO
IDADE
1º DRINK
12-14
1ª INTOXICAÇÃO
14-18
1º PROBLEMA LEVE
18-25
1º PROBLEMA GRAVE
23-33
INÍCIO DO TRATAMENTO
40
MORTE
55-6
Fonte: Palestra realizada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – Centro Regional de Estudos, Recuperação e Prevenção de Dependentes Químicos
Efeitos no cérebro
Acreditar que o álcool é somente um estimulante é um grande engano. Ele, num primeiro momento, ao agir diretamente no lobo frontal do cérebro, desinibe o indivíduo, modificando sobremaneira seu comportamento social, mas sua principal característica é provocar a depressão. Seus efeitos podem ser observados em três fases:
Na primeira, o indivíduo, via de regra, perde seu senso moral, seus medos e inibições, passando a se comportar conforme pendores íntimos que estavam reprimidos por medo das Leis do Estado e pelos costumes vigentes no grupo social em que se relaciona. Se tinha comportamento tímido, passa a se soltar, principalmente em relação ao sexo oposto. Se era quieto, torna-se loquaz.
Na segunda, podem ocorrer falta de coordenação motora, descontrole dos reflexos, descontrole emocional e agressividade. Isto explica a mudança brusca de comportamento, visualizada geralmente quando ocorrem atos de violência após o consumo de bebidas alcoólicas. Muitos pais de família, que fazem uso de alcoólicos, ao retornarem ao lar acabam por extravasar seus pendores de violência na esposa e nos filhos.
A terceira é caracterizada pela depressão, condição em que o indivíduo reclama de tudo e de todos, da vida, do salário, e normalmente extravasa suas angústias por meio de lágrimas. Ocorrem também problemas digestivos como: vômitos, diarreias, dores de cabeça, sono, mal-estar geral, coma etc. Esta fase é mais perigosa, pois a depressão alcoólica pode levar ao suicídio, principalmente em alcoolistas que, ao retornarem à realidade, percebem que não conseguiram ficar sem a bebida.
Este sentimento de fracasso é agente impulsionador do comportamento suicida
A dependência
Denomina-se alcoolismo a dependência à bebida alcoólica, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, com progressiva tolerância à intoxicação produzida pela droga e desenvolvimento de sintomas de abstinência, quando o consumo é interrompido. Os sintomas mais comuns no caso de uma crise de abstinência são sudorese, aceleração cardíaca, insônia, náuseas e vômitos. Num estado mais avançado, ela se caracteriza como delirium tremens, causando confusão mental, alucinações e convulsões.
Inicialmente, o alcoolista era discriminado, sendo tratado como um ser de personalidade fraca.
Mas, com o avanço da Ciência e dos tratamentos, chegou-se à conclusão de que o alcoolismo é uma doença, potencialmente forte e destruidora do caráter do indivíduo, que faz de tudo para ter satisfeita a sua vontade de beber: mente, rouba, trai, seduz.
O alcoolismo gera deterioração psicológica e física. O indivíduo, aos poucos, pela perda dos neurônios, tem sua capacidade mental reduzida, descuida-se da sua apresentação, torna-se impontual e tem a concentração nas atividades corriqueiras limitada.
Para esta doença não há cura, o que existe é um tratamento ininterrupto, a fim de que jamais ocorra novamente o consumo, sob risco de retornar todo o prazer em sorver os alcoólicos, colocando a perder todo o tratamento já realizado.
O álcool e a sociedade
Impulsionado pelos costumes sociais, pela tradição das festas e comemorações múltiplas, o homem não se dá conta de que o álcool é um dos maiores males que existem na face da Terra. É agente impulsionador da violência, possui inúmeras doenças atreladas ao seu uso abusivo, e está entranhado em quase todas as ocasiões em que um grupo humano se reúne, como se fosse impossível conversar, trocar ideias, tomar decisões na vida particular ou em sociedade, sem estar com um copo na mão.
Aliado ao baixo custo de produção, tornando-o uma droga acessível a qualquer grupo social, e às políticas de governo pouco eficazes no combate ao seu consumo indiscriminado, ele se torna um verdadeiro destruidor de vidas, de carreiras e da sociedade.
Considerações
Se o indivíduo bebe uma vez por semana, é um bebedor social; se de três a quatro vezes, é um bebedor excessivo; mas se bebe todos os dias, é considerado bebedor dependente. Nem todo bebedor social vai ser um bebedor dependente, porém todo dependente, um dia, já foi bebedor social. Na fase da dependência, ele dificilmente sairá sem ajuda; é preciso solicitar auxílio a parentes, amigos e especialistas.
A maior dificuldade de se combater o uso abusivo de alcoólicos está em ser o álcool uma droga socialmente aceita. A maioria das pessoas tem o seu primeiro contato com o álcool dentro do próprio lar.
O álcool e o Espírito imortal
Joanna de Ângelis nos alerta que o uso de alcoólicos reflete o declínio dos valores espirituais da sociedade, sendo aceito como hábito social. Enfatiza que a viciação alcoólica inicia-se pelo aperitivo inocente, repete-se através do hábito social, impõe-se aos poucos como necessidade e converte-se em dominação absoluta pela dependência.
Alerta também que a desencarnação se dá através do suicídio indireto, graças à sobrecarga destrutiva que o dependente de álcool depõe sobre o corpo físico.1
Os efeitos do consumo desta substância transcendem os umbrais da morte, vão além dos danos causados ao corpo físico, instrumento de trabalho da alma reencarnada, que o devolve à terra após o desenlace, a morte. Esta substância deixa inúmeras marcas no perispírito e na mente do dependente alcoólico, que se refletirão na próxima encarnação.
Da análise do texto de Manoel P. de Miranda no livro Nas Fronteiras da Loucura, psicografia de Divaldo P. Franco, podemos concluir que a intoxicação alcoólica traz os seguintes prejuízos a quem dela se torna dependente:
1. Libera toxinas que impregnam o perispírito;
2. Introduz impurezas amortecendo as vibrações;
3. Entorpecimento psíquico;
4. Insensibilidade ao tratamento espiritual;
5. A dependência prossegue depois da morte;
6. As lesões do corpo físico refletem-se no corpo espiritual;
7. O perispírito imprime as lesões nas futuras organizações fisiológicas;
8. O perispírito plasma no novo corpo físico a predisposição orgânica.
Segundo o autor espiritual, o alcoolista se transforma em perigoso instrumento dos Espíritos inferiores, pois alimenta a si mesmo e a dois tipos de entidades que o obsidiam: os viciados, que se alimentam dos alcoólicos, e os que se aproveitam da fraqueza do obsidiado.2
Se pudéssemos visualizar um ambiente onde se consomem substâncias alcoólicas, seja um bar, uma festa ou no próprio lar, estaríamos a observar diversas entidades espirituais viciadas em álcool a sorverem fluidos alcoólicos que saem das vísceras dos bebedores. Por isso é que muitas vezes a propensão para começar ou continuar a beber é extremamente forte, pois há um Espírito induzindo-o constantemente ao consumo, o qual somente desta forma consegue ter sua vontade saciada, tendo em vista não ser possível ao Espírito desencarnado o consumo direto da substância.
Neste contexto, Emmanuel nos esclarece que:
O viciado ao alimentar o vício dessas entidades que a ele se apegam, para usufruir das mesmas inalações inebriantes, através de um processo de simbiose em níveis vibratórios, coleta em seu prejuízo as impregnações fluídicas maléficas daqueles, deixando o viciado enfermiço, triste, grosseiro, infeliz, preso à vontade de entidades inferiores, sem o domínio da consciência dos seus verdadeiros desejos.
Como se manter longe das drogas?
Cultive um bom ambiente familiar, tenha em seu lar a visualização de um local de aprendizado para a vivência no mundo exterior, na vida em sociedade. Segundo Emmanuel, no livro O Consolador, questão 110, Ed. FEB, [...] a melhor escola [de preparação das almas reencarnadas na Terra] ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.
Se conheces alguém que faça uso abusivo ou é dependente de álcool, oferece-lhe ajuda através da Casa Espírita, onde ele poderá encontrar diversos tratamentos que o conduzirão a uma posição favorável ao não prosseguimento do uso, tais como: o passe, a água fluidificada, as reuniões de desobsessão, as preces e os ensinamentos, com base no Evangelho de Jesus, encaminhando-o a uma instituição especializada no tratamento de alcoolistas, para que estas terapias, em conjunto, consigam auxiliá-lo em sua recuperação. Lembrando sempre que é imprescindível o acompanhamento médico, e que o tratamento ambulatorial jamais deve ser interrompido
ROBERTO CARLOS FONSECA
Bibliografia:
Inteligência. Qual o tamanho da sua? Revista Superinteressante, ano 22, n. 8, ago. 2008. São Paulo: Editora Abril S/A.
Palestra realizada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – Centro Regional de Estudos, Recuperação e Prevenção de Dependentes Químicos.
SANTOS, Rosa Maria Silvestre. "A prevenção de drogas à luz da ciência e da doutrina espírita – Reflexões para jovens e educadores". Apostila.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Secretaria Nacional Antidrogas. Prevenção ao uso indevido de drogas: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. Brasília: 2008.
Sites pesquisados: <http://www.senad.gov.br/>; <http://www.cebrid.epm.br/>. VILELLA, Ana Luisa Miranda. "Drogas". Apostila.
1 FRANCO, Divaldo P. Após a tempestade. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 8. ed. Salvador (BA): LEAL, 1985. Cap. 9, Viciação alcoólica, p. 49.
IdemNas fronteiras da loucura. Pelo Espírito Manoel P. de Miranda. Salvador, BA: LEAL, 1982.Cap. 11, Efeitos das drogas,p. 88.


Hoje peguei uma folga no trabalho, de véspera sai para beber muita cerveja,me embriagar e ser feliz um momento.
Andei por horas na madrugadae em companhia de um cõazinho da vizinhança...o mesmo tem um patinha deficiente, e nós nos damos muito bem, porque compreendemos que um pode completer nós dois.
Nos entendenmos, nos respeitamos e aceitamos as nossas diferenças.
Agora estou a postar essa mensagem e compartilhar essa emoção de momento com essa música belíssima:


Corações Distantes

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

“Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?”

“Gritamos porque perdemos a calma” disse um deles.

“Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?” Questionou novamente o pensador.

“Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça”, retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar: “Então não é possível falar-lhe em voz baixa?”

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:

“Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?

O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.

Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?

Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?

Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.

Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.

É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.”

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Pense nisso!

Quando você for discutir com alguém, lembre-se que o coração não deve tomar parte nisso.

Se a pessoa com quem discutimos não concorda com nossas idéias, não é motivo para gostar menos dela ou nos distanciar, ainda que por instantes.

Quando pretendemos encontrar soluções para as desavenças, falemos num tom de voz que nos permita uma aproximação cada vez maior, como a dizer para a outra pessoa: “Eu não concordo com suas idéias ou opiniões, mas isso não me faz gostar menos de você.”

Pense nisso!

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em ensinamento atribuído ao pensador indiano, Meher Baba.

http://www.momento.com.br

Conferir "CORAÇÕES DISTANTES" em Kardec Online

Francisco San…
Conferir o vídeo 'CORAÇÕES DISTANTES'

CORAÇÕES DISTANTES
CORAÇÕES DISTANTES
Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: "Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?" "Gritamos po...
Link do vídeo:
CORAÇÕES DISTANTES

Sobre Kardec Online
Fórum de Reunião Mundial sobre temas Espíritas e Espiritualistas. Matérias, Livros, AudioBooks, Palestras, Filmes e Vídeos.
Kardec Online 13272 membros
4243 fotos
3123 músicas
2812 videos
733 tópicos
13 eventos
3350 postagens no blog
Para controlar os emails que você receberá em Kardec Online, clique aqui

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como saber se eu tenho mau-hálito? | Bárbara Nascimento - Yahoo! Mulher

Enc: Aumente o coro pelo Desmatamento Zero


Assunto: Aumente o coro pelo Desmatamento Zero


http://www.greenpeace-comunicacao.org.br/email/cyberativismo/ciber_27-06-2012d.html

A revolução está nas ruas: faça parte dela
Olá, Francisco
De uma coisa não se tem dúvida: a verdadeira Rio+20 aconteceu nas ruas. Enquanto líderes globais se reuniram para fechar um texto fraco e sem metas, milhares de pessoas tomaram o Centro do Rio de Janeiro para pedir ações concretas, como o fim do desmatamento.
O Greenpeace estava lá. O bloco de voluntários, funcionários e simpatizantes. Pintou o rosto, ergueu faixas e gritou por um Brasil mais verde e justo. Se você não estava na marcha, calma, ainda dá tempo de se juntar a esse time: assine a petição pelo desmatamento zero. Informe-se e espalhe essa ideia. É o primeiro passo para o Brasil que queremos no futuro.
Precisamos aumentar o coro pelo Desmatamento Zero. É muito fácil, você pode acessar sua página na liga das florestas no botão "Divulgue a Campanha" e começar a convidar os seus amigos a aderirem a campanha e ainda ganhar pontos.
Divulgue a Campanha
Se você tem Facebook, Twitter, Orkut ou Google+, clique no botão com a logomarca da sua rede social e comece a espalhar a mensagem e aumentar o número de pessoas em defesa de nossas florestas. Você também pode chamar seus amigos por e-mail, só vamos conseguir com sua ajuda.
Facebook Twitter Google Plus Orkut
Tatiana de Carvalho Até semana que vem,
Tatiana de Carvalho
Coordenadora da Campanha da Amazônia
Greenpeace
Ajude o Greenpeace a proteger o planeta
Recebeu este e-mail de alguém?
» Encaminhe esse e-mail para um(a) amigo(a)
Junte-se a nós

O Greenpeace respeita sua privacidade e seu conforto na internet. Caso não queira mais receber nossos emails, por favor, descadastre-se aqui.

Greenpeace Brasil Junte-se a nós Facebook Twitter Google+ YouTube www.greenpeace.org.br Greenpeace Orkut Facebook Twitter Google+ YouTube Foursquare Flickr


Enc: Conferir "Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"" em Kardec Online



Assunto: Conferir "Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"" em Kardec Online

Network Email
J.C♘
Conferir o vídeo 'Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"'
"Esperamos com esse ranking ajudar na escolha dos melhores políticos para nos representar e, consequentemente, melhorar o Brasil."

Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"
Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"
http://www.politicos.org.br/ O QUE É O RANKING DOS POLÍTICOS? Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não so...
Link do vídeo:
Ranking de Políticos Brasileiros - Ferramenta contra os "Maus Políticos"

Sobre Kardec Online
Fórum de Reunião Mundial sobre temas Espíritas e Espiritualistas. Matérias, Livros, AudioBooks, Cinema, Filmes e Vídeos Espíritas.
Kardec Online 13147 membros
4224 fotos
3117 músicas
2785 videos
724 tópicos
13 eventos
3318 postagens no blog



Enc: Conferir "CORAÇÕES DISTANTES" em Kardec Online


Assunto: Conferir "CORAÇÕES DISTANTES" em Kardec Online

Network Email
Kardec Online
Conferir o vídeo 'CORAÇÕES DISTANTES'
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em ensinamento atribuído ao pensador indiano, Meher Baba.

CORAÇÕES DISTANTES
CORAÇÕES DISTANTES
Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: "Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?" "Gritamos po...
Link do vídeo:
CORAÇÕES DISTANTES

Sobre Kardec Online
Fórum de Reunião Mundial sobre temas Espíritas e Espiritualistas. Matérias, Livros, AudioBooks, Palestras, Filmes e Vídeos.
Kardec Online 13251 membros
4243 fotos
3123 músicas
2811 videos
731 tópicos
13 eventos
3341 postagens no blog



Enc: Conferir "A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz" em Kardec Online


Assunto: Conferir "A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz" em Kardec Online

Network Email
Kardec Online
Conferir o vídeo 'A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz'
PALESTRA COMPLETA

A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz
A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz
LAR DE FREI LUIZ-Palestra do Dr.Sérgio Thiesen-A LEI DE DESTRUIÇÃO,AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA.Direção;Sra Ieda Estevam Lar...
Link do vídeo:
A LEI DE DESTRUIÇÃO, AS CATASTROFES NATURAIS E A EVOLUÇÃO HUMANA - Sérgio Thiesen / Lar de Frei Luiz

Sobre Kardec Online
Fórum de Reunião Mundial sobre temas Espíritas e Espiritualistas. Matérias, Livros, AudioBooks, Palestras, Filmes e Vídeos.
Kardec Online 13245 membros
4243 fotos
3120 músicas
2809 videos
730 tópicos
13 eventos
3335 postagens no blog



Enc: [via irmaosdeluz] Neurocientista identifica área do cérebro relacionada à capacidade de agir de forma disciplinada


Assunto: [via irmaosdeluz] Neurocientista identifica área do cérebro relacionada à capacidade de agir de forma disciplinada

 

Neurocientista identifica área do cérebro relacionada à capacidade de agir de forma disciplinada

Autocontrole exige prática e dedicação, diz especialista

A pessoa está extremamente determinada a não sair da dieta. Mas eis que uma barra de chocolate aparece à sua frente e, em questões de segundos, é devorada. O resultado é um dia inteiro de remorso pela frente, com uma pergunta que não sai da cabeça: por que fiz isso? Do ponto de vista neurocerebral, existe um culpado: o córtex pré-frontal dorsolateral.
Assim como os anjinhos dos desenhos animados, que fazem de tudo para evitar que alguém caia em tentação, essa região do cérebro é responsável pela tomada de decisões sensatas. Quando, porém, ela fica menos ativada, o risco de sair da linha é grande. Surge, então, o diabinho, que instiga a pessoa a agir de forma impensada.
Embora cientistas já tenham feito essa relação anteriormente, pela primeira vez ela foi comprovada com imagens. O neurocientista William Hedgcock, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, observou, em exames de ressonância magnética funcional, o padrão de ativação do cérebro em situações nas quais os voluntários agiam dentro do esperado e naquelas em que perdiam o controle.
O cientista, que também é especialista em neuromarketing, explica que há uma área do cérebro, chamada córtex cingulado anterior, que reconhece uma situação na qual o autocontrole é exigido. Essa região não indica o que fazer, mas funciona como um alerta. Por exemplo, se a pessoa que está em dieta entra em uma sala em que há pizzas, hambúrgueres e pratos mais leves, como saladas, o córtex cingulado anterior é ativado, em um sinal de que há escolhas a serem feitas, sendo que algumas podem ser melhores que outras.
No teste realizado com voluntários, eles ficaram deitados dentro da máquina de ressonância e executaram duas tarefas relacionadas ao autocontrole.
— A primeira tinha a ver com o controle da atenção. Eles tinham de manter os olhos fixados na figura de uma cruz no meio de uma tela, enquanto apareciam várias palavras, que deveriam ignorar. A segunda foi uma tarefa de escolha. Os participantes tinham de optar se atenderiam ao pedido de olhar apenas para a cruz ou se desviariam os olhos para ler as palavras. Estávamos interessados especialmente nessa segunda tarefa —relata Hedgcock.
Nos dois casos, o córtex cingulado anterior se manteve ativado da mesma maneira, indicando que os participantes foram alertados por seus cérebros de que eles estavam diante de situações envolvidas com opções. Além disso, o córtex pré-frontal dorsolateral — o "anjinho" que ajuda a fazer a coisa certa — mostrou estar em atividade.
No segundo teste, porém, essa região se comportou de forma diferente. Os voluntários, já cansados, perderam o autocontrole e admitiram que não sabiam mais se olhavam para a cruz ou para as palavras. Nesses casos, o córtex pré-frontal dorsolateral quase não foi diagnosticado nas imagens, de tão fraca a sua ativação.
Uma fonte que pode se esgotar
Segundo Hedgcock, o autocontrole é como uma fonte, que pode se esgotar. Isso significa que tentações em excesso diminuem a atividade do córtex pré-frontal dorsolateral.
— Não sabemos se essa pode ser uma questão fisiológica. Porém, outras pesquisas indicaram que algumas pessoas têm, naturalmente, uma menor atividade nessa região. Por exemplo, como essa é uma área que se desenvolve mais tarde, crianças têm uma capacidade menor. O envelhecimento também pode diminuir a atividade na região, fazendo com que alguns idosos tenham menos autocontrole. Mas são apenas especulações — ressalta.
Apesar de o excesso de opções ou de tentações, isso não significa que as pessoas, necessariamente, vão falhar quando estão determinadas a fazer algo que consideram importante.
— É possível aumentar a motivação ou a força de vontade para lutar contra a falta de controle — afirma Hedgcock, dizendo que há diversas formas de fazer isso e uma delas é aprender a lidar com consequências desagradáveis. Se você está de dieta e quer evitar comer um determinado tipo de comida, como fast-food, por exemplo, pode combinar com um amigo de pagar para ele toda vez que cair em tentação.
Questão de treino diário
Para Thomas F. Denson, psicólogo da Universidade de New South Wales, na Austrália, treinar o autocontrole é como aprender a tocar piano: requer bastante prática e dedicação.
— A falta de autocontrole está muito fortemente ligada à violência e à agressão, por isso, muitos pesquisadores têm buscado estratégias para lidar com isso — alerta ele, que acredita que o treino é uma boa maneira para lidar com comportamentos impulsivos.
William Hedgcock acredita que sua pesquisa de neuroimagem, que deverá ser publicada em janeiro do ano que vem no Journal of Consumer Psychology, poderá ajudar no desenvolvimento de novas abordagens para lidar com o autocontrole.
— O interessante de ver como o cérebro se comporta durante a falta de autocontrole é justamente poder estudar uma maneira de fazer com que essa falha seja consertada. Em casos graves, como vício em álcool ou drogas, dados sobre a ativação cerebral podem ajudar, inclusive, em intervenções farmacológicas. Mas mais pesquisas precisam ser feitas antes disso — ressalta.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Obrigado pela participação no Grupo Irmãos de Luz!
Conheça nosso site:
http://irmaosdeluz.blogspot.com


Enc: 1 milhão para proibir o comércio de leões




Avaaz.org - The World in Action
Caros amigos,



Leões sul-africanos estão sendo abatidos por causa de seus ossos, apenas para produzir poções falsas para o sexo para homens. Entretanto, se mostrarmos ao presidente Zuma que isso prejudica a imagem da África do Sul como um destino turístico, ele poderá acabar com essa crueldade, proibindo o comércio de ossos e órgãos de leões. Assine a petição abaixo - nós vamos publicar anúncios nas principais revistas e websites de turismo:

Centenas de leões sul-africanos estão sendo abatidos para a produção de poções falsas para sexo para os homens. Mas podemos acabar com este comércio cruel ameaçando o governo em um tema sensível - a indústria do turismo.

A proibição mundial da venda de ossos de tigre fez com que comerciantes fossem atrás de um novo prêmio - os majestosos leões. Leões são criados em condições terríveis na África do Sul para "caça enlatada", onde os turistas ricos pagam fortunas para matá-los através de cercas. Agora, especialistas dizem que os ossos de leão dessas fazendas assassinas estão sendo exportados para os fabricantes de falsa 'medicina' na Ásia com enormes lucros. O comércio está explodindo e especialistas temem que à medida que os preços subam, mesmo os leões selvagens - apenas 20.000 restantes na África - sofrerão o ataque da caça furtiva.

Se pudermos mostrar ao Presidente Zuma que este comércio está prejudicando brutalmente a imagem da África do Sul como destino turístico, ele poderá proibir e punir o comércio de ossos de leões. A Avaaz colocará anúncios impactantes em aeroportos, sites e revistas de turismo, mas precisamos urgentemente de 1 milhão de assinaturas na nossa petição para dar força a estes anúncios. Assine abaixo para aumentarmos nossas assinaturas rapidamente:

https://secure.avaaz.org/po/stop_lion_slaughter_for_sex_aides_d/?bqIVcbb&v=15585

"Vinho de osso de tigre" e outros medicamentos feitos com partes de tigres foram proibidos após uma enorme indignação internacional - agora os comerciantes passaram a dedicar sua atenção aos ossos de leões para fazer todos os tipos de remédios falsos. Especialistas dizem que a não ser que os governos ajam agora, os leões poderão ser os próximos da lista de extinção- depois de tigres e rinocerontes.

Há uma solução: proibir e punir o comércio de ossos e órgãos de leão. A África do Sul é atualmente o maior exportador de troféus de leão, ossos e órgãos - é também o único país africano ativamente reproduzindo leões em grande número para suprir a caça de troféus. Mas se pudermos mostrar que, ao permitir este comércio sem sentido, a indústria do turismo na África do Sul pode ser prejudicada levando os visitantes a deixar o país, o presidente Zuma poderá ser forçado a agir.

Vamos construir um estrondoso rugido global em nome dos leões. A Avaaz irá mostrar a crueldade do comércio de ossos de leão com anúncios pungentes - assine agora para aumentarmos o número de assinaturas rapidamente:

https://secure.avaaz.org/po/stop_lion_slaughter_for_sex_aides_d/?bqIVcbb&v=15585

Membros da Avaaz em todo o mundo uniram-se para exigir uma forte proteção para rinocerontes, salvar as abelhas do mundo de pesticidas tóxicos e a criação de enormes reservas marinhas em Chagos e Austrália para proteger espécies marinhas vulneráveis. Vamos nos unir mais uma vez e proteger os leões da África.

Com esperança e determinação,

Jamie, Alex, Antonia, Mia, Alice, Ricken, Luca, Emily e o toda a equipe da Avaaz

Mais informação:

Lion Bone Trade Fuels Breeding Business in Africa (Al Jazeera) (em inglês)
http://allafrica.com/view/resource/main/main/id/00040108.html

South Africa continues to support the lion bone trade (LionAid) (em inglês)
http://www.lionaid.org/blog/2012/06/south-africa-continues-to-support-the-lion-bone-trade.htm

Quenching a thirst for lion bones (Mail & Guardian) (em inglês)
http://mg.co.za/article/2012-04-20-quenching-a-thirst-for-lion-bones/

Born to be killed (Carte Blanche)(em inglês)
Quenching a thirst for lion bones (Mail & Guardian) (em inglês)
http://beta.mnet.co.za/carteblanche/Article.aspx?ID=4226

The Lion Bone's Connected to the … Rhino Horn? (Rhinoconservation.org) (em inglês)
http://www.rhinoconservation.org/2012/05/12/the-lion-bones-connected-to-the-rhino-horn/

Wildlife trafficking trail leads to SA safari man (News 24) (em inglês)
http://www.news24.com/SouthAfrica/News/Bloody-rhino-poaching-trail-leads-to-SA-safari-operator-20110721
Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas: Dona Agora



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...